Cliente caloteiro? Confira a melhor forma para uma revendedora cobrar dívidas

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Um dos problemas mais comuns entre empresários é o famoso calote. Você se dedica a realizar a venda, entrega o produto em mãos, combina a forma de pagamento e no momento de receber a quantia, o dinheiro não vem.

Neste momento, algumas ações são necessárias para garantir que você tenha aquilo que é seu por direito.

Receber a dívida de uma cliente que atrasa o pagamento ou cria empecilhos, exige esforço, mas é possível.

Calotes frequentes podem gerar instabilidade no seu faturamento.

Calotes frequentes podem gerar instabilidade no seu faturamento.

Como cobrar clientes inadimplentes  

Converse e ouça o que ele tem a dizer

Inicialmente procure-o para um conversa informal. Fale sobre a situação e escute o que ele tem a dizer. Pode ser que o comprador esteja passando por um momento atípico e precise de um tempo para acertar o pagamento. Explique o seu lado como revendedora, mas perceba como ele lida com a dívida. Se não demonstrou incômodo, é sinal que faz isso sempre.

  • Renegocie

Ofereça formas de pagamento que facilitem o recebimento. Aumente o prazo para quitar a dívida, se o valor for grande, parcele, mas o seu lucro não pode ser prejudicado.

  • Insista

Procure por ele todos os dias e deixe claro que você não vai desistir. Quanto mais

solicitar o pagamento, mais chances tem de receber. Mas tenha limite, você não pode expor ou constranger. São normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

  • Busque meios legais

Se não houver negociação amigável e for realmente necessário, procure a orientação de um advogado. Ele poderá esclarecer sobre seus direitos e indicar qual a melhor decisão para finalizar o processo de inadimplência.

Como não ser vítima de calotes

  • Aprenda com o erro

O cliente inadimplente vai te oferecer diversos aprendizados. Absorva a lição e comprometa-se em analisar a qualidade de suas vendas. Não venda mais para compradores problemáticos e possíveis mal pagadores.

Evite comercializar seus produtos com desconhecidos ou busque o máximo de referência do comprador. Anote informações pessoais e profissionais.

  • Venda para clientes fieis

Outra alternativa é vender apenas para quem você já conhece. Manter uma carteira de clientes fixa vai ajudar a não cair em calotes. Fica a seu critério o momento de ampliar o atendimento para novas pessoas e aumentar o seu lucro.

  • Pagamento

Empresárias que oferecem pagamento em cartão de crédito, débito ou boleto sofrem menos riscos de calote.

Por mais que alguns fornecedores de cartão cobrem taxas administrativas, se o cliente não pagar a dívida, você recebe o valor normalmente mesmo assim.

A orientação é pesquisar e encontrar formas de pagamento que interessem ao seu negócio.

Algumas revendas de produtos já oferecem o boleto como forma pagamento. O objetivo é dar mais tranquilidade nas comercializações. A revenda de roupas Andulla é um exemplo.

  • Revenda roupas sem se preocupar com calote

A Andulla é conhecida por trabalhar com peças básicas para homens e mulheres. Além de se responsabilizar integralmente pelo pagamento, a Andulla garante outras facilidades à revendedora. Para iniciar, você precisa adquirir um kit com valor simbólico, que servirá de mostruário. Ao recebê-lo em casa, já pode começar a vender. Utilizando um celular ou tablet você acessa o site da marca e indica as peças disponíveis para compra.

Somente após o pagamento do boleto o comprador recebe as peças, via correio, em casa.

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Andulla
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