5 erros que você já deve ter cometido na venda direta de produtos

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Revender produtos em casa ou de porta a porta atrai dezenas de pessoas diariamente. São, em grande maioria, mulheres que buscam renda extra ou fixa, flexibilidade de horário e baixo investimento inicial.

No entanto, para se manter no mercado de venda direta com lucro razoável, você não pode cometer deslizes. Pequenos erros são capazes de trazer prejuízos inesperados e comprometer definitivamente seu negócio. Separamos 5 erros comuns na venda direta de produtos possíveis de serem evitados.

Erros comuns na venda direta de produtos 

1 – Não conhecer o mercado e o público-alvo

Independente do produto que você trabalha, é essencial dominar as informações do mercado. Itens de beleza são os primeiros a serem lembrando quando falamos em venda direta, por isso, você precisa ter um diferencial e mais, atender a necessidade do cliente.

Conheça o perfil de quem compra de você e identifique se o seu produto gera a satisfação esperada pelos consumidores.

Quando você conhece as colegas revendedoras que trabalham na sua região e quais são as estratégias de trabalho delas, se torna mais simples realizar seu próprio planejamento. 

2 – Não ouvir o cliente

É comum que, no momento de encontrar o cliente, algumas revendedoras se empolguem falando sobre as novidades e promoções, mas isso pode atrapalhar no resultado final. O ato da venda precisa ter diálogo, ou seja, o cliente também precisa ter espaço para falar.

Quando você escuta o consumidor é possível absorver informações e estreitar o relacionamento entre vocês. Seja paciente e escute. Essa mudança de comportamento fará você entender a individualidade de cada comprador. Além disso, sua presença também pode ser vista pela cliente de maneira mais afetiva.

3 – Não buscar conhecimento

Profissionais de todas as áreas devem se atualizar. Mesmo que você seja uma consultora experiente e com boa clientela, busque capacitações para ampliar seu aprendizado. Dedique-se às áreas em que tem mais dificuldade.

Cursos, palestras, livros e workshops vão te ajudar a compreender a necessidade de respeitar as etapas de venda e vão te ajudar a atrair novos clientes. Conhecimentos sobre gestão e finanças também nunca são demais. Na internet é fácil encontrar cursos e palestras gratuitos.

Não se atualizar e não buscar conhecimento são erros comuns na venda direta.

Não se atualizar e não buscar conhecimento são erros comuns na venda direta.

4 – Não manter relacionamento

Um dos piores erros na venda direta de produtos é não valorizar o pós-venda. Manter o relacionamento com a cliente depois dela confiar em você e adquirir vários itens, pode trazer novas vendas.

Tenha uma planilha para anotar nome, telefone, endereço e o produto que a cliente comprou. Esteja disponível para tirar dúvidas e ligue no aniversário. São ações simples. Você vai levar alguns minutos para conseguir os dados, mas terá informações importantes para continuar o contato. Além disso, você vai deixar de tratar a cliente como “apenas mais uma”.

5- Trabalhar sem metas

Criar metas ajuda muitas consultoras a desenvolverem organização, planejamento e a desafiar a si próprias. Caso contrário, você se torna o típico vendedor robô, que todo o mês não consegue aumentar seu rendimento e acumula frustrações.

Ter metas permite que você batalhe para alcançar um objetivo que antes era impossível e ainda garante a sensação de realização pessoal.

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